OSINT: Usando Google Translate para Tradução de Caligrafia

Seguindo meus estudos de ferramentas simples para determinadas tarefas. resolvi criar um pequeno tuto de como usar uma função especifica do nosso querido Google Translate para tradução de caligrafia. Quando afirmo “Tradução de Caligrafia” é você humano, simplesmente desenhar a caligrafia em seguida o Google Translate identificar o padrão, linguagem e traduzir.

CONTEXTO

Vamos lá!! você está (fodido|a | suruba) com uma imagem como evidência e tal asset é borrado e escuro ou rasurado, mas necessita identificar a escrita de tal “placa” assim extraindo a inteligencia necessária.
Alguns podem afirmar: “ué! usa os identificadores de imagem, app online, OCRs da vida”, mas lebramdo que nem sempre existe um retorno satisfatório com tais aplicativos. ai entra nosso “amigo” Google Translate e essa função de Caligrafia.

INFORMAÇÃO SOBRE A FERRAMENTA

Pode desenhar letras ou expressões e obter a respetiva tradução com a Google Translate. Isto é útil se o teclado não utilizar as letras ou os símbolos que quer traduzir.

PASSO A PASSO

  1. Acesse o Google Tradutor.
  2. Ao lado de “Detectar idioma”, clique na seta para baixo Seta para baixo.
  3. Clique no idioma a partir do qual você quer traduzir. Cada idioma tem teclados diferentes.
  4. No canto inferior esquerdo da caixa de texto branca, clique na seta para baixo Seta para baixo.
  5. Clique na área de desenho que aparece abaixo da caixa de texto branca.
  6. Use algum dispositivo (mouse) para desenhar o que você quer traduzir.

USANDO

Sujei uma imagem com algumas camadas de ruido tentando simular “rasuras”. É possível alguma maquina que processa OCR detectar um padrão? sim!, mas meu ponto é: Todo analista tem acesso a tais maquinas?

Source: https://www.signsofwar.com/ourshop/prod_6393980-Berlin-Road-Sign.html

POC

Usando mouse é possível desenhar algo semelhante com da imagem destacada, as vezes até completar algo que falta. Lembrando que de cara não é feito tradução exata é necessário selecionar a melhor opção disponibilizada abaixo do seu rascunho.

Esse contexto de ferramenta é para analises pontuais e não para “ai meu deus eu sou a skynet“.

REF

Post feito ao som de: