OSINT: Enumerando equipamento usado em ataque contra escola de Vitória

Incel / Terrorista invade escola EMEF Éber Louzada Zippinotti com bombas caseiras, bestas e facas e ameaça atentado. A escola fica localizada em Vitória – Espírito Santo.

O terrorista conseguiu entrar em uma das salas, assustou crianças e ameaçou um professor. Alunos fizeram barricadas com carteiras para impedir a entrada do jovem em outras salas. Polícia não fala em feridos.

WARNING – 1: Lembrando que os dados coletados são públicos e não foi necessário invasão de dispositivo eletrônico para tal Blog Post. Nenhum animal ( Gado ou Jacaré ) foi ferido durante a criação deste material,

WARNING – 2: A enumeração de equipamento foi elaborada com intuito de demonstrar boards investigativos e fomentar conhecimento sobre OSINT no cenário Brasileiro.

Enumeração

A enumeração foi baseada em busca por imagens liberadas pela imprensa / policia. Basicamente usei como fonte Google Lens.

Foto: Divulgação/ PM ES

Usando a imagem acima como base principal da pesquisa é possível enumerar inicialmente alguns equipamentos, mas usando contexto de “armas” e seus respectivos nomes e munição usada é um grande auxiliador do processo.+

Ciclo de coleta

O processo de pesquisa por elementos da imagens foi seguido até entender coletar alguns tipos de equipamentos e seguir para fase onde é feita uma pesquisa de ( string + comparação de estética ).

Esse tipo de pesquisa pode ser dividida em pequenos processos INPUTs, FERRAMENTAS e COLETA.

  • INPUTs
    • Qualquer valor que o analista disponha para iniciar sua pesquisa, seja uma simples string ou uma imagem
  • FERRAMENTA / Meio
    • É literalmente o que é usado para atingir o objetivo da investigação. O exemplo usado aqui é Google Lens, mas poderia ser somente um script python.
  • COLETA
    • É o resultado do processo, filtragem de qualquer asset que tenha valor para investigação. Em cada COLETA é possível extrair / entender mais contextos do INPUT e assim moldar uma nova pesquisa.

Contexto X Ferramenta

Usando o contexto passado pela policia e adquirido pesquisando tipos de balestras fiz uma busca usando a string “flechas balestra 50” dentro de um ecommerce que logo resulto em diversos equipamentos usado pelo terrorista.

Com uma simples pesquisa é possível efetuar um processo de coleta de diversos equipamentos e seus respectivos nomes. ( lembrando que a validação é feita de forma a comparar a estética )

Resultado do processo

EquipamentosValores

Conclusão

Todo equipamento adquirido pelo incel terrorista é de fácil acesso via lojas especializadas ou ecommerces, mas o objetivo principal do blogpost não é somente demonstrar isso mas de como é feito tal organização de board investigativo e como chegar em tal resultado.

O blogpost não é sobre o terrorista, mas sim sobre o equipamento. não divulgarei nome, nick nada sobre tal individual é isso que eles desejam.

Board do processo

REFS

Post feito ao som de: