OSINT: Almirante dos EUA Eric Olson ( Comandante de Operações Especiais, Exército dos EUA ) Foi preso em Azovstal?

Em menos de 24 horas observei uma enxurrada de posts sobre um tal Almirante Americano preso no processo de rendição da siderúrgica Azovstal na Ucrânia. Toda vez que vejo esse comportamento de manada em relação a qualquer noticia, logo faço uma simples pergunta: Essa porra é verdade?

CONTEXTO AZOVSTAL

epa09932616 Smoke rises over Azovstal steel plant in Mariupol, Ukraine, 07 May 2022. According to the Interdepartmental Coordinating Headquarters of the Russian Federation for Humanitarian Response, 51 civilians, including 11 children, were evacuated from the Azovstal plant between 05 and 07 May. On 24 February, Russian troops had entered Ukrainian territory in what the Russian president declared a 'special military operation', resulting in fighting and destruction in the country. According to data released by the United Nations High Commission for the Refugees (UNHCR) on 05 May, over 5.7 million refugees have fled Ukraine seeking safety, protection and assistance in neighboring countries.  EPA/ALESSANDRO GUERRAO último reduto Azov em Mariupol
Mais de 260 combatentes ucranianos são retirados de Azovstal ‘A Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos’, disse o presidente Volodymyr Zelenski, após a evacuação. Processo marca derrota para Kiev.

Mais de 260 combatentes ucranianos, entre eles 53 feridos, foram evacuados nesta segunda-feira 16 do complexo siderúrgico de Azovstal, o último bastião de resistência à Rússia em Mariupol, anunciou a vice-ministra ucraniana da Defesa, Hanna Malyar.

ALMIRANTE PRESO

Segundo milhares de posts facebook/ twitter/ e blogs replicadores de notícias um Almirante Americano foi preso no processo de rendição da siderúrgica Azovstal. A patente Almirante já é muita merda, mas esse é o tal do Almirante Eric Thor Olson.

Ficha

Admiral Eric Olson.jpgEric Thor Olson ( nascido em 24 de janeiro de 1952 ) é um Almirante aposentado da Marinha dos Estados Unidos que serviu pela última vez como o oitavo comandante do Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM) de 2 de julho de 2007 a 8 de agosto de
Vice-comandante, Comando de Operações Especiais dos EUA de 2003 a julho de 2007.
Primeiro SEAL da Marinha a ser nomeado para o posto de bandeira de três e quatro estrelas.
Primeiro oficial da marinha a ser comandante combatente do USSOCOM.
Assumiu o comando do general do exército Bryan D. Brown em 2007.
Aposentou-se da ativa em 22 de agosto de 2011 após mais de 38 anos de serviço.
https://en.wikipedia.org/wiki/Eric_T._Olson
https://valor.militarytimes.com/hero/56209

Pela ficha corrida do elemento podemos constatar um asset de alto valor e que o cidadão já fez muita merda pelo mundo.

OSINT

Avistando os primeiros tweets sobre tal assunto, logo fui buscar mais contexto do incidente. E me deparo com a “Verdade absoluta” dos “especialistas”.

INICIANDO COLETA

Procurei um twitte Brasileiro para referenciar o marco zero da investigação.

Dados coletados:

  • A: Twitte Brasileiro referenciando o incidente
  • A1: String coletada “Almirante Eric Olson“.

BUSCA DE DADOS / TWITTER

Efetuando uma busca com base na string coletada A1 foi possível identificar uma foto sem “rasuras” ou marcações. isso facilita nas buscas.

Dados coletados:

BUSCA POR IMAGENS

Não existe segredo com a imagem alvo na mão vamos usar Google Lens efetuar a busca.

Dados coletados:

SITE RUSSO

A imagem identificada está hospeda em um site russo semelhante a alguma rede social com contexto local. foi possível identificar algumas strings que serão usadas em nossa pesquisa.

Dados coletados:

TRADUZINDO TEXTO RUSSO

Para adquirir mais contexto da foto em questão é necessário a tradução do texto destacado.

Dados coletados:

  • D: Tradução via Google translate
  • D1: Tradução do russo:
    • Operação especial da Rússia na Ucrânia em 19 de abril de 2022, onde os combates estão ocorrendo na Ucrânia, como é o novo mapa atualizado de hostilidades em 19 de abril de 2022, a operação militar na Ucrânia, vídeo de Yuriy Podolyaka com os resultados do operação especial, assista online em 19/04/2022
      A situação no Donbass e na Ucrânia hoje, 18 de abril, um mapa das hostilidades e do avanço das tropas russas, o último briefing do Ministério da Defesa, novos relatórios de vídeo de Yuri Podolyaka, Igor Konashenkov e Mikhail Onufrienko.

EVIDÊNCIA COLETADA X MÍDIA ESTATAL

Até o momento foi possível coletar contexto da foto uma potencial data C3 de tal evento, mas para termos um ponto de confiança sobre a veracidade de tal foto ela deve ser questionada por outras fontes.
Usei como base a mídia do estado Russo Sputnik e concatenando a busca com nossa imagem base B1.

Dados coletados:

COLETA VIA SPUTNIKNEWS

Os datas e contextos coletados via sputnik reforçam a hipótese que tal foto foi tirada em outra “época” e não especificamente nesta última rendição de Azovstal, mas sim no mês de Abril.

Dados coletados:

  • F: Noticia ainda discutindo números de baixas e não o fator principal Azovstal.
  • F1: Data referente adição da foto na postagem
    • 17:28 GMT 16.04.2022 (Updated: 19:22 GMT 16.04.2022)

PRISIONEIROS UCRANIANOS

A galeria Spunik é possível coletar diversas evidencias que divergem do contexto criado ( prisioneiros e um Almirante Americano.

  • Descrição da foto: Prisioneiros de guerra Ucranianos participam de um evento em memória dos mortos na República Popular de Luhansk como resultado de um bombardeio em 2014, em Luhansk, LPR.

Dados coletados:

  • G2: Identificado local, data e autor da foto
    • Location: Luhansk, Luhansk People’s Republic
    • Event date: 14.04.2022
    • Import date: 14.04.2022
    • Author: Alexey Maishev

CONSIDERAÇÕES

As considerações são baseadas na evidencia inicial B1 ( Foto twitter ).
Com as informações coletadas e analisadas é possível afirmar que é pouco provável a captura do Almirante Eric Thor Olson no processo de rendição, pois a foto usada como contexto e fonte de identificação é de um mês antes das últimas rendições.

MIRO BOARD / FLUXO DO OSINT

REF

Este feito ao som de: