OSINT: Usando o Sol e as Sombras para Geolocalização

O processo de investigação usando OSINT pode ser algo extramente ingrato quando trata-se de determinar o horário de uma foto ou vídeo. muitas vezes contamos somente com metadado, referencial expondo um relógio, programa de TV ou algum fator externo que determine o tempo do fato acorrido.

Sabemos que é totalmente possível calcular horas usando como base a sombra de objetos equivalente ao posicionamento do Sol. E assim foi criada a ferramenta SunCalc.

FERRAMENTA SunCalc

Uma ferramenta que simula o movimento do sol pelo céu em diferentes datas e locais da Terra. É possível analisar a posição das sombras usando como base a geolocalização do target. web aplicativo criado por Torsten Hoffman.

Ao escolher uma determinada data e aumentar o zoom do local selecionado. O analista pode clicar no ícone arrastar o sol no topo da página para ver a posição do sol em um determinado horário. O screenshot abaixo do SunCalc mostra a posição do sol sobre a Base militar GRUMEC – Grupamento de Mergulhadores de Combate, Local Ilha do Mocanguê Grande – 07:00 de 26 de novembro de 2021. Além disso, é possível determinar a altura de qualquer objeto, o algoritmo indica o comprimento correspondente de sua sombra.

GRUMEC - Grupamento de Mergulhadores de Combate,  Local Ilha do Mocanguê Grande - 07:00 de 26 de novembro de 2021
Heliponto Militar / GRUMEC – Grupamento de Mergulhadores de Combate

ALGORITMO USADO

O cálculo da posição do sol é baseado em equações de Astronomical Algorithms, de J.J. Michalsky.
referência: Algoritmo da Posição Solar – Michalsky, Joseph J. 1988. O algoritmo do Almanaque Astronômico para a posição solar aproximada (1950-2050).
Precisão de 0,01 graus, os valores observados podem variar dos cálculos porque dependem de: composição atmosférica, temperatura, pressão e outras condições. Para reduzir a refração atmosférica no nascer e pôr do sol, assumimos -0,833 graus no valor calculado. Os resultados calculados não são certificados, do que você pode usar para fins educacionais, de trabalho, de pesquisa, mas não para litígios.

OBJETIVO

Neste blog post será feito um trabalho de OSINT usando como source uma imagem coletada na web na qual não tinha informação sobre origem e nem total contexto do asset coletado.

  • Localizar contexto da foto.
  • Enumerar evidências.
  • Extrair inteligência das evidências.
  • Identificar data da foto.
  • Identificar local da foto.
  • Identificar hora aproximada da foto.

WARNING: Lembrando que os dados coletados são públicos e não foi necessário invasão de dispositivo eletrônico para tal Blog Post. Nenhum animal (Gado ou Jacaré ) foi ferido durante a criação deste material.

ASSET PRINCIPAL

Olhando alguns minutos tal foto ( asset principal ) é possível identificar vários elementos que podem auxiliar no processo, mas para uma investigação rígida não deve-se usar somente o contexto do analista como fonte absoluta de conhecimento, mas sim o que pode ser provado no processo investigativo.

O PROCESSO

Inicializando a busca de contexto usando a ferramenta google img para procurar imagens semelhantes.
É identificado uma URL pertencente ao servidor gov.br

B-1: Comunicação oficial do governo: https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ministro-da-defesa-visita-linha-de-producao-de-blindados-do-exercito-na-fabrica-iveco

B-2: Local da foto identificado: Sete Lagoas (MG), 26/10/2020 – Nesta segunda-feira (26)

B-3: Identificado elemento centralizador: Ministro da Defesa, Fernando Azevedo

B-2: Veículo identificado: blindados da fábrica Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais

B-5: Mais contexto sobre o veículo: Viatura Blindada de Transporte de Pessoal - Médio sobre Rodas (VBTP-MR) - Guarani . Ministro em destaque ( A,C )

INFO: Foto disponibilizada na matéria é nossa fonte, onde é destacado o Blindado Guarani ( B-5 ) e Ministro Azevedo ( A,C )

VALIDANDO INFORMAÇÃO ( CONTEXTO MINISTRO )

Como nem uma das fotos tinha o Ministro Azevedo ( A,C ) com sua face descoberta, usei infos adquiridas até o momento para validar o rosto e reforçar o contexto.

ENUMERANDO ELEMENTOS PARA GEOLOCALIZAÇÃO

Dados enumerados para uma melhor validação do local e identificar os elementos via Google Maps / Earth.

PESQUISANDO DADOS

E: Usando valores coletados anteriormente “Sete Lagoas fábrica Iveco” ( B-4, B-2 ) – URL da busca: https://www.google.com/maps/search/Sete+Lagoas+f%C3%A1brica+Iveco/@-19.3646658,-44.2007199,19z/data=!3m1!4b1

E-1: Nome oficial da fabrica para melhor contexto de busca: CNH Industrial do Brasil - IVECO – Endereço: Rod. MG 238, Km 73,5 - Jardim Primavera II, Sete Lagoas - MG, 35703-106

IDENTIFICANDO PISTA DE TESTES

Observando atentamente a evidencia ( F , F-1 ) é possível constatar um grande complexo de testes. Adentrando esse conjunto de informações destaca-se ( F-2 ) com grande semelhança estrutural com nossa foto fonte ( D, ASSET PRINCIPAL ).

Pista de testes IVECO

VALIDANDO INFORMAÇÃO ( CONTEXTO LOCAL PISTA DE TESTE )

Cruzando os dados estruturais da foto com nosso mapeamento feito via Google Earth é possível identificar a mesmo circuito de testes, único detalhe é para evidência ( D-6 ) potencialmente uma tenda montada especialmente para o evento. Definitivamente é o mesmo local.

ELEMENTO ESCOLHIDO PARA ESTUDO

Torre de iluminação foi selecionada pois tem um grande destaque de sombra na foto.

OBSERVAÇÕES SOBRE ESTUDOS DO TIPO:

  1. A localização e data da imagem devem ser conhecidas
  2. O objeto e sua sombra devem estar aproximadamente em ângulos retos com a câmera
  3. A sombra deve ser projetada em um nível de superfície com o horizonte (um piso plano)
  4. A imagem não deve ser excessivamente distorcida por lentes de câmeras, como lentes olho de peixe

Em seguida, medimos os comprimentos do objeto e da sombra na imagem. Lembre-se de que o que é importante aqui é a proporção entre essas duas medições, ao invés das próprias medições reais.


OBSTÁCULOS
Ainda temos alguns obstáculos referente o estudo do elemento escolhido, pois para efetuar os cálculos que o aplicativo SunCalc aceita devemos saber altura do objeto e tamanho da sombra.

TORRE DE ILUMINAÇÃO
Uma pesquisa rápida sobre Torre de iluminação metálica Fixa , foi possível identificar descrições de tais torres e suas medidas são 20 a 50 metros.

creio que tal torre seja de 20 metros ( lembrando que os dados são de proporções ). então nosso a = 20m.

D-4: Descoberto valor 20m compatível com torre de iluminação. então valor de a = 20m.

GOOGLE EARTH MEDINDO SOMBRA

Google Earth tem uma função que é possível medir em metros a distancia de determinados pontos, usei a proporção da imagem original para seguir uma logica que e setar os ponto de origem X (post / base) ( H-1 ) e Y ( final da sombra ). foi descoberto valor de 14,65m ( H-2 ).

USANDO SunCalc

Com os valores disponíveis agora só setar os valores na ferramenta e fuzziar o sol procurando o valor de nossa sombra b=14,65m ( H-2 )

I: Consulta realizada via SunCalchttps://www.suncalc.org/#/-19.3626,-44.2038,17/2021.10.26/14:09/20/1 deve-se setar data ( B-2 ) ,local ( E-1 ), altura do objeto ( D-4 ) para encontrarmos uma sombra compatível ( H-2 ).

FORMATO DE URL:

https://www.suncalc.org/#/{lat},{lon},{zoom}/{ano}.{mes}.{dia}/{hora}:{minuto}/{tamanho}/1

I-1: Dados compatíveis com dados da sombra coletada via Google Earth, lembrando que valor é aproximado, setamos o valor

TRIGONOMETRIA

Usando uma aplicação web para resolver o calculo é possível observar os valores calculados pelo SunCalc ( I-1 ) serem próximos ao da aplicação web Cardibe ( J-1 ).

HORA DA FOTO

De acordo com SunCalc a potencial hora é 14:09 ( J )

COMPARANDO POSIÇÃO DA SOMBRA

O resultado do SunCalc é bastante semelhante ao que foi definido na evidência ( H-1 )

Como podemos observar em todo processo o SunCalc de fato tem uma precisão muito boa, considerando os valores que passei no input. lembrando quanto mais clareza sobre os valores de altura e sombra mais assertivo será.

VISUALIZAR TODO FLUXO

REF:

Post feito ao som de: